O salmão é um peixe carnudo e é um dos mais consumidos no Brasil. É considerado como carne branca embora possa variar de cor, pois o pigmento rosado provem de algas que os camarões se alimentam e quando o salmão come os camarões tinge a sua carne. Por isso há uma variedade muito grande de tonalidades. O preparo mais comum é assado, porém, o salmão é um peixe mais sequinho então usar um molho para acompanha-lo ou sobre ele faz o prato ficar delicioso. Preparando o salmão com molho, os acompanhamentos são basicamente salada e arroz branco, portanto é prático e fácil de fazer.
Dificuldade Fácil Instruções Coisas que você precisa
- 500g de filé ou posta de salmão
- 3 maracujás grandes
- 2 colheres de sobremesa de suco de limão
- noz moscada a gosto
- 1 limão
- 1 colher de chá de mel
- 2 colheres de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de suco de laranja
- sal a gosto
- 1 cebola picada
- 2 colheres de manteiga ou margarina
- Para o Molho de Laranja:
- 1 colher de sopa de margarina ou manteiga
- Para o Molho de Maracujá:
- 1 ovo
- 1 colher de chá de açúcar
1. O molho de laranja é muito suave e saboroso. Para prepara-lo, primeiro faça uma misturinha com o suco de laranja e limão sem peneirar, noz moscada e sal. E deixe-a reservada para depois acrescentar aos outros ingredientes quentes. Leve ao fogo a manteiga até derreter, depois acrescente a farinha fora do fogo até ficar cremoso. Volte para o fogo acrescentando a misturinha e mexe até engrossar. A noz moscada também pode ser colocada só no final quando o fogo estiver desligado. Para deixar o molho bem fofo, misture uma gema e a clara em neve mexendo bem rápido.
2. O molho de maracujá tem um sabor marcante e exótico. Comece batendo a polpa do maracujá no liquidificador de forma que as sementes fiquem integras. Use o pulsar ou ligue e desligue o liquidificador.Logo em seguida passe pela peneira e deixe reservado. Refogue uma cebola picada na manteiga derretida, acrescente o mel e o suco de maracujá.É importante perceber se está muito ácido, pois com uma colher de sobremesa de açúcar pode ser atenuada. Deixe os sabores se misturarem no fogo baixo por 2 minutos. O molho de maracujá fica muito gostoso com o salmão em postas, porque deixa equilibrado os sabores, sendo que o molho é forte.
3. Para todos os molhos, o preparo do salmão é igual. O ideal para o consumo com molhos é o filé ou postas. Tempero com sal a gosto e um limão. Não deixe descansar o tempero, pois o ideal é que o peixe não fique tão temperado. Leve ao forno a 180 graus coberto por papel alumínio e asse por 30 minutos, virando a cada 15 minutos. Nos últimos 5 minutos já remova o papel. Quando estiver pronto, coloque o molho de sua preferência.